Viaje na arquitetura de Edimburgo, na Escócia
Explore os pontos arquitetônicos de Edimburgo e conheça a riqueza histórica e visual que essa cidade oferece.
Pensar em Edimburgo é pensar em seus magníficos edifícios medievais e vielas de paralelepípedos que acumulam séculos de histórias intrigantes. A capital escocesa é uma cidade encantadora e misteriosa, repleta de monumentos notáveis como o Castelo de Edimburgo, o Palácio de Holyroodhouse, além de festivais mundialmente famosos, como o Fringe durante o verão e o Hogmanay na virada do ano. Como uma cidade completa com tudo a oferecer, neste post, compartilho 15 lugares para incluir na sua caminhada por Edimburgo.
1) Castelo de Edimburgo
O monumento histórico mais famoso em Edimburgo, a atração turística mais popular da Escócia e uma das fortificações mais antigas do Reino Unido e da Europa. Estrategicamente erguido em um monte vulcânico, o castelo domina o horizonte da cidade e foi testemunha de eventos significativos na história da Escócia. Algumas áreas ainda funcionam como quartel militar, enquanto outras foram transformadas em museu, aberto à visitação.
2) Royal Mile
Como o próprio nome indica, esta é a Rua Real de 1km que liga o Castelo de Edimburgo ao Palácio de Holyroodhouse. Tida como o coração do centro histórico de Edimburgo, é repleta de edifícios históricos e conectada ao restante da cidade por pequenos becos conhecidos como closes, além de abrigar alguns dos melhores restaurantes e lojas da cidade.
Sobre os becos que se ramificam da Royal Mile, os closes eram nomeados em homenagem a alguns de seus moradores mais proeminentes. Um destaque para o único deles subterrâneo, o Real Mary King's Close, palco de inúmeras lendas, supostos avistamentos de fantasmas e anedotas ao longo de sua história.
3) Catedral de St. Giles
Conhecida também como High Kirk of Edinburgh, esta igreja foi fundada em 1124 pelo Rei David I da Escócia como uma catedral católica. Ao longo de sua história, o edifício foi alvo de bombardeios e saques, especialmente durante as Guerras de Independência da Escócia. Em 1560, quando o Parlamento Escocês aboliu a autoridade papal e proclamou a Escócia uma nação protestante, os vitrais, estátuas e outras decorações católicas da catedral foram destruídos e substituídos. Apesar de ser agora uma igreja presbiteriana, o termo "catedral" é mantido em reconhecimento à sua longa história católica e ao patrimônio que representa.
4) Cockburn Street
Esta pitoresca rua serpenteia da Royal Mile até a Waverley Station em Prince’s Street. Larga e íngreme, é uma das mais bonitas de Edimburgo, com muitas lojas, cafés, pubs e restaurantes ao ar livre.
5) Waverley Bridge
Uma das pontes que ligam a New Town à Old Town de Edimburgo, situada nas imediações da estação de trem Waverley. Ao caminhar da Prince’s Street em direção à Royal Mile, o ponto de vista da Waverley Bridge para os edifícios da Cidade Velha é um dos mais belos.
6) Scottish Parliament
No final da Royal Mile, encontra-se o novo Parlamento Escocês, caracterizado por sua arquitetura moderna controversa que contrasta com o Palácio de Holyroodhouse em frente. Com o design inspirado na paisagem montanhosa ao seu redor, o projeto inaugurado em 2004, tem sido objeto de admiração e, ao mesmo tempo, de insatisfação, pois muitos consideram que a história, o espírito e o estilo arquitetônico da Escócia não estão representados no novo edifício.
7) Palácio de Holyroodhouse
O palácio é a atual residência da Rainha Isabel II na Escócia, e foi um importante palácio real por séculos. Com cerca de 900 anos de história escocesa, o Palácio de Holyroodhouse foi testemunha de eventos marcantes na complexa relação entre Escócia e Inglaterra. Estrategicamente situado no final da Royal Mile, a icônica rua que percorre toda a Old Town, conectando ao majestoso Castelo de Edimburgo.
8) Victoria Street
A íngreme descida que conduz à Grassmarket é rodeada por edifícios altos e esbeltos, desdobrando-se como fitas coloridas sobre a rua de paralelepípedos. Esta rua encantadora, com suas antigas fachadas de pedra de eras passadas, serviu de inspiração a J.K. Rowling para criar o Beco Diagonal em seus livros de Harry Potter. Consegue perceber a semelhança? Entre boutiques de moda, galerias de arte e cafés, é possível encontrar algumas lojas dedicadas ao jovem bruxo e seu universo mágico.
9) Cemitério de Greyfriars
Em Edimburgo, os cemitérios são considerados como parques, as pessoas saem para passear, caminhar com seus cachorros ou desfrutar de um piquenique durante uma tarde de sol. Este em particular é popular por suas histórias de mistério, saques do passado e personagens icônicos que repousam lá, além de sua localização conveniente no centro antigo da cidade. Uma das sepulturas mais populares pertence a um cachorrinho que viveu na cidade no século XIX e é muito fácil de identificar, pois as pessoas colocam gravetos em frente à sua lápide.
10) Museu Nacional da Escócia
No coração da Old Town de Edimburgo, o Museu Nacional da Escócia (MNE) é o resultado da fusão do Museum of Scotland e do Royal Museum. Este museu abrange vários temas da história escocesa, sendo uma parada estratégica em dias chuvosos. Sua galeria central impressionante e o teto de vidro representam um legado valioso do antigo Royal Museum. A entrada no museu é gratuita, mas é recomendável reservar os ingressos através do seu site.
11) Grassmarket
O que um dia foi uma praça de execuções pública e um mercado medieval, transformou-se em um dos locais mais adorados por turistas e moradores locais. A rua é repleta de pubs e restaurantes com mesas ao ar livre e lojas, estabelecimentos que contrastam harmoniosamente com a arquitetura medieval preservada da região, proporcionando uma atmosfera vibrante enquanto oferece também uma vista espetacular do Castelo de Edimburgo.
12) Princes Street
É uma das avenidas mais populares e visitadas. Ao contrário da Royal Mile, é ampla e movimentada, sendo o coração da zona comercial da cidade, com muitas boutiques de moda internacionais e locais ao longo da avenida e nas ruas perpendiculares. Alguns pontos de interesse na Princess Street incluem o Hotel Balmoral, a estação de trens Waverley, a Galeria Nacional da Escócia, o monumento a Sir Walter Scott e os Jardins da Princess Street, de onde se tem uma das melhores vistas do Castelo de Edimburgo.
No coração da Princes Street, o gótico Scott Monument é um dos locais mais fotografados, importantes e icônicos de Edimburgo, e um dos maiores do mundo dedicado a um escritor. Sua construção começou em 1840 e foi inaugurado seis anos depois. Possui um mirante com uma vista única, situado entre a Cidade Velha e a Cidade Nova, com os Jardim da Princess Street aos seus pés.
13) Jardins da Princes Street
A área que agora abriga este parque no centro de Edimburgo, separando a Cidade Velha da Cidade Nova, foi durante séculos o lago mais importante da cidade, o North Loch. Localizado aos pés do castelo, o parque foi construído em 1820 com o objetivo de drenar o lago, que era usado como depósito de resíduos e, portanto, causava muitos problemas de insalubridade e doenças contínuas. Hoje, é o parque urbano mais importante de Edimburgo, onde diferentes tipos de árvores e flores crescem durante todo o ano.
14) Calton Hill
Declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, esta colina oferece uma das vistas mais populares de Edimburgo, com espetaculares amanheceres e alguns monumentos icônicos da Escócia, como o Monumento a Nelson, o Monumento a Dougal Stewart e o Observatório da cidade. Acesso pela Princes Street, leva cerca de 5 minutos para chegar ao topo. Para quem gosta de caminhar, há também as vistas panorâmicas do Arthur's Seat e Salisbury Crags, ambas colinas de origem vulcânica que fazem parte do Parque Holyrood.
15) Dean Village e Circus Lane
Uma visita à Dean Village e Circus Lane oferece uma jornada encantadora através do tempo e da beleza arquitetônica de Edimburgo. Sendo Dean Village uma aldeia do século XII, e Circus Lane uma pitoresca rua residencial em Stockbridge, ambos os destinos transportam os visitantes para um cenário pitoresco e acolhedor em meio à animação da cidade.
Ao concluir este roteiro por pontos arquitetônicos de Edimburgo, é inegável a riqueza histórica e visual que essa cidade oferece. Desde o imponente Castelo de Edimburgo até as charmosas ruas dee Dean Village, cada local revela uma parte da herança escocesa.
A mescla entre o antigo e o moderno, preservando a história em cada pedra, é uma marca indelével desta cidade que se destaca como um verdadeiro tesouro arquitetônico. Em cada esquina, a arquitetura e a atmosfera de Edimburgo convidam a desvendar mais sobre essa cidade extraordinária.
Comments ()