Livro: O Contrato Natural

Repense seu relacionamento com o meio ambiente através da interconexão entre a humanidade e a natureza apresentada por Michel Serres.

Livro: O Contrato Natural
Resenha do livro: O Contrato Natural de Michel Serres.

No livro O Contrato Natural de Michel Serres, o autor instiga uma profunda reflexão sobre a inadequação do contrato social e apresenta a sugestão de um "contrato natural" como meio de reconciliar a humanidade com a natureza. Serres aponta que os avanços tecnológicos e científicos conduziram a humanidade a uma crença no progresso material infinito e ilimitado. Nesse contexto, ele destaca que a crise socioambiental contemporânea, abordada em escala global, é intrinsecamente uma crise cultural, sendo fortemente influenciada pela maneira como a cultura ocidental percebe e interage com o ambiente natural.

Portanto, é preciso refletir sobre as práticas, valores e visão de mundo dessa cultura dominante, para encontrar uma forma de equilibrar a relação do homem com a natureza/mundo. Os seres humanos são os únicos que, de fato, podem intervir na vida da espécie. O grande problema é que os interesses individuais dificultam o amor entre os homens, dificultando ainda mais o amor pela natureza/o mundo.

De modo geral, a preocupação com os problemas ambientais revela preocupação com a vida humana, pois a busca por soluções para conter a escassez de recursos naturais só ocorre porque essa escassez interfere no bem-estar e na qualidade de vida dos seres humanos. Em uma guerra, não há vencedor. Ganhando ou perdendo, todos perdem, o mundo perde.

Se não agirmos, não ganhamos nada, mas podemos perder tudo. Se agirmos, podemos não ganhar nada, mas não perderemos tudo. A humanidade deve estar ciente de que depende da natureza para sobreviver e que faz parte dela. E essa conscientização só ocorrerá por meio da educação social e política, que possa sensibilizar e sensibilizar os indivíduos para uma ética de responsabilidade e prudência.

Os indivíduos, tendo suas ações voltadas para o mundo e para a humanidade, equilibram seus saberes e suas ações, aproximando-se do que Serres idealizou, o contrato natural. O livro é um convite para repensar nossa compreensão do mundo, através de uma conexão profunda com ele.