Milan Design Week | Fuorisalone
A Milan Design Week e o Fuorisalone 2024, ocorridos de 15 a 21 de abril, apresentaram o tema "Materia Natura", com instalações de designers renomados como Sabine Marcelis, Formafantasma e Samuel Ross. O evento transformou Milão em um centro de inovação e tradição no design.
A Milan Design Week, de 15 a 21 de abril, destaca-se no calendário cultural por seu impacto global. Na feira principal, o Salone del Mobile, as principais marcas globais apresentam suas coleções mais recentes, servindo como uma plataforma fundamental para observar tendências e inovações.
No entanto, são nas exposições conceituais do Fuorisalone que ideias grandiosas tomam forma. É aqui que design, arquitetura, arte e muito mais se intersectam, e onde se testemunha a fertilização cruzada de ideias.
Entre edifícios brutalistas e palácios em ruínas, ruas de paralelepípedos e belos pátios verdes, é onde tradição e modernidade se fundem tão facilmente, e onde a dedicação à excelência em design a torna uma das líderes globais no campo. É no Fuorisalone onde você pode acompanhar discursos sobre o pensamento em design, que para 2024 foi imaginado com o tema "Materia Natura".
Durante a semana, Milão simplesmente ferve de atividade de design - os vibrantes distritos de Brera, Tortona e além, hospedando instalações e exposições pop-up, palestras e discussões, e com festas que se estendem pela noite adentro. As marcas apresentam seus melhores shows, mas principalmente a Semana do Design de Milão trata-se do compartilhamento de ideias e da especulação sobre como o design pode ajudar a moldar melhor nossas vidas.
Confira 07 destaques do Fuorisalone 2024
Studio Sabine Marcelis + CLOUD x Design Space AlUla
Antes de mergulhar nesta instalação e relaxar nos convidativos sofás do Hall Haus, é importante entender o contexto geográfico. O Design Space AlUla é um centro de design na Arábia Saudita que apoia a criatividade local da região de Medina. Com o objetivo de impulsionar o tecido criativo de seus designers, arquitetos e artistas, eles apresentaram, pela primeira vez em Milão, uma das instalações mais visitadas da semana (15.000 pessoas passaram por lá). E não é para menos, já que foi assinada pela renomada designer holandesa Sabine Marcelis.
A cenografia, projetada em colaboração com a CLOUD - o estúdio fundado por Paul Cournet -, recriava um oásis no deserto, onde móveis e acessórios eram expostos de maneira encantadora em torno do tema deste ano do Fuorisalone: Materia Natura. Os visitantes podiam explorar o patrimônio material e artesanal da região, bem como sua biodiversidade e cultura, através das inovadoras peças da Madrasat Addeera Editions, feitas com materiais sustentáveis, e dos 5 protótipos dos designers internacionais do AlUla Design Residency.
Destacavam-se o sistema de assentos The Seating Dune, da dupla espanhola TAKK, feito com argila e tecidos tingidos naturalmente, e o sistema autossustentável The Living Pots, também projetado pelos espanhóis TECHNOCrafts, que refletia os ciclos naturais do exuberante oásis de AlUla.
EARTHIC® LAB de Formafantasma x Cosentino
A empresa espanhola escolheu a Formafantasma para criar a instalação do EARTHIC ® by Silestone ® XM, sua nova geração de superfícies. Andrea Trimarchi e Simone Farresin conceberam uma instalação impactante no Teatro Gerolamo. Envolta pelas paredes históricas do teatro, a exposição oferecia uma perspectiva disruptiva sobre o mundo das superfícies.
A instalação focava nos processos de produção em vez da estética, para apresentar a nova coleção da marca projetada pela Formafantasma (FFROM), cujo destaque era a sustentabilidade. A bioresina pós-consumo, derivada de óleo vegetal e óleo de cozinha reciclado, é um componente chave dessa coleção. As séries de cores refletem a origem dos materiais e seu processo de transformação. O uso de PET reciclado é destacado na composição das superfícies.
O processo de produção sustentável é um dos pilares dessa coleção. Os produtos resultantes são inovadores e sustentáveis. As superfícies RAW D e RAW G trazem uma estética natural e elegante. A coleção EARTHIC® by Silestone®XM redefine o conceito de superfície sustentável. A sustentabilidade é central em cada etapa da produção. A colaboração x Formafantasma série é um exemplo de design inovador e sustentável.
O percurso era dividido em diferentes níveis, partindo da plateia e do palco, com grandes esculturas elaboradas com as cores do EARTHIC®, acompanhadas por uma coluna de telas holográficas em cascata do teto, além de uma grande tela como um palco lunar. O tour continuava em cada andar, concebido como capítulos de uma jornada narrativa sobre o trabalho de pesquisa da EARTHIC®.
Terminal 02. Samuel Ross x Kohler
Apresentar um vaso sanitário inteligente nunca foi tão espetacular. Do seu estúdio SR_A (Samuel Ross & Associates), o talentoso diretor criativo britânico Samuel Ross criou uma instalação com imensas tubulações laranjas que serpenteavam pelo majestoso Palazzo del Senato. Depois de colaborar com marcas como LVMH, Apple e Nike Group, Ross concebeu, para a Kohler Co., uma verdadeira obra-prima: um labirinto onde a paisagem orgânica em tons de areia contrastava com a engenharia industrial.
A instalação "Terminal 02" foi uma metáfora visual da relação entre a água e o ser humano. Ao caminhar entre as tubulações, os visitantes podiam seguir o fluxo da água. A cor laranja vibrante da instalação, denominada Laranja Háptico, homenageava o design Tiger Lily da Kohler, lançado em 1967, ao mesmo tempo em que capturava a essência distintiva de Ross.
Re/Creation de Maxim Velcovsky x Lasvit
Outra instalação envolta em neblina que ganhava vida à noite foi Re/Creation, no Palácio Isimbardi, projetada por Maxim Velcovsky, diretor criativo da empresa de vidro tcheca Lasvit. No meio do espetacular pátio, erguiam-se vários portais de vidro, alguns com até 4,8 m de altura, que formavam um labirinto.
Cada painel estava gravado com um padrão texturizado, com diferentes motivos abstratos, fabricados através da técnica artesanal de vidro fundido, no maior forno de vidro da Europa. O design da exposição foi obra do estúdio multidisciplinar Cirque Menu.
A Caminhada Incrível de MAD Architects x Amazon
Uma das instalações mais populares no Instagram foi a criação dos MAD Architects para a Amazon, completa com neblina noturna. Situada no pátio Cortile della Farmacia dell’Università degli Studi di Milano, essa instalação incluía uma passarela que culminava em um pavilhão de formas geométricas, inspirado em uma montanha, e sem colunas em seu interior. Revestido por uma membrana transparente semirreflexiva (100% reciclável) e cercado por água, o pavilhão tinha uma estrutura de 150 triângulos de alumínio natural.
A instalação ganhava uma nova vida à noite, quando as luzes e a névoa dissolviam as fronteiras da "montanha", criando uma atmosfera etérea.
À medida que os visitantes caminhavam pelas passarelas suspensas sobre a água, eles embarcavam em uma jornada sensorial que simbolizava a exploração dos produtos apresentados dentro do pavilhão: uma seleção de móveis, iluminação e acessórios para o lar disponíveis na Amazon.
Fazendo Sentido das Cores de Chromasonic x Google
Se em 1999 a Evax e a S.C.P.F se perguntavam "A que cheiram as coisas que não têm cheiro?", este ano o Google fez o mesmo com as cores. A que cheiram as cores? E como elas se parecem? Para responder a esses enigmas, o estúdio de pesquisa Chromasonic, em colaboração com Ivy Ross (vice-presidente de design de hardware do Google), criou um circuito caleidoscópico de 600 m², com telas semitransparentes iluminadas por cima, em um antigo prédio industrial perto da Porta Venezia.
A instalação apelava à sinestesia, com imagens e sensações provenientes de diferentes domínios sensoriais. Os visitantes experimentavam um sentido através do outro, como por exemplo, ouvir cores ou ver sons. Tudo isso sem necessidade de óculos de realidade aumentada, apenas deixando-se fluir para sentir o presente.
StraordinAria de we+ x Elica
No pátio de estilo barroco do Palazzo Litta, no distrito 5 Vie, os japoneses da we+ conceberam uma instalação específica para o local com dois elementos principais: o ar e o calor, características distintivas da marca italiana de sistemas de exaustão, placas e eletrodomésticos de cozinha, Elica. Ambos dialogavam em um jogo visual composto por tubos translúcidos forrados de tecido, suspensos de cima. O degradê de cores, que ia do azul gélido ao vermelho intenso, fazia alusão ao calor do ar em constante movimento na cozinha, enquanto as camadas de tecido balançavam suavemente com a brisa. O projeto contou com a colaboração da Fondazione Ermanno Casoli e foi comissariado por Marcello Smarrelli.
Por fim, as instalações efêmeras que transformaram Milão em uma galeria de arte a céu aberto podem desaparecer, mas o impacto duradouro dessas experiências continuará a inspirar e influenciar o mundo do design por muito tempo depois que as luzes se apagarem. O Fuorisalone 2024 não foi apenas um evento, mas uma celebração efervescente da imaginação humana e uma lembrança poderosa do poder transformador do design.
Comments ()