Al Daayan Health District: Distrito de Saúde em Doha
Um centro logístico para repensar a arquitetura hospitalar em um contexto onde a inovação médica avança rapidamente.
Um centro logístico para repensar a arquitetura hospitalar em um contexto onde a inovação médica avança rapidamente. O Al Daayan Health District é um projeto inovador que visa transformar a infraestrutura de saúde.
Em um terreno de 1,3 milhões de metros quadrados, entre a Universidade do Catar e a nova cidade de Lusail, encontra-se o projeto Al Dayaan de Doha, que oferece a oportunidade de repensar a arquitetura hospitalar em um contexto onde a inovação médica avança rapidamente, destacando-se pela modularidade, prefabricação, automação e sustentabilidade.
Liderado por OMA Architects, Reinier de Graaf e Buro Happold, o projeto ocupa uma área construída de 629.000 metros quadrados. Em uma construção de baixa altura, as instalações clínicas ocupam o primeiro andar, enquanto 1.400 camas estão localizadas no térreo, reduzindo a dependência de elevadores e permitindo que os pacientes desfrutem de pátios e áreas ajardinadas.
Uma fazenda de alta tecnologia fornece alimentos e plantas medicinais para a produção local de medicamentos. Soluções como um centro logístico completo no qual todas as instalações de suporte estão conectadas por meio de um sistema de circulação subterrânea automatizada, somado ao sistema de energia solar em todo o projeto, garantem o funcionamento do distrito de forma autônoma.
As unidades modulares em forma de cruz, pré-fabricadas no local, podem ser reconfiguradas e expandidas com interrupção mínima dos processos em curso, o que reduz significativamente o custo de futuras adaptações.
Concebidos para serem totalmente impressos em 3D no local, os módulos permitem infinitas variações de design, reintroduzindo o ornamento em uma tipologia arquitetônica geralmente caracterizada pela sobriedade.
O distrito de saúde de Al Daayan foi encomendado pela Hamad Medical Corporation, o principal provedor de assistência médica sem fins lucrativos do Catar. Construído a baixo custo, com dependência mínima das cadeias de suprimento globais, tem como objetivo estabelecer-se como um protótipo que pode ser adotado globalmente, como uma alternativa aos modelos hospitalares predominantes desenvolvidos no Ocidente.Em um terreno de 1,3 milhões de metros quadrados, entre a Universidade do Catar e a nova cidade de Lusail, encontra-se o projeto Al Dayaan de Doha, que oferece a oportunidade de repensar a arquitetura hospitalar em um contexto onde a inovação médica avança rapidamente.
Até o momento, não há uma previsão confirmada para a construção do Distrito de Saúde, no entanto, é importante destacar que o projeto representa uma abordagem arquitetônica significativa e inovadora, com potencial para transformar a maneira como pensamos sobre o design e a funcionalidade dos espaços hospitalares.
Sua visão de integrar elementos como a impressão 3D, sustentabilidade, flexibilidade e acessibilidade o torna uma proposta inspiradora e, possivelmente, um protótipo para futuros desenvolvimentos na área da arquitetura hospitalar.
Assista ao vídeo conceitual do projeto do Distrito de Saúde Al Daayan, em Doha:
Comments ()