Co-Living: O Novo Morar

Conheça o Co-Living: uma alternativa que redefine o conceito tradicional de moradia. Uma nova forma de viver e se relacionar.

Co-Living: O Novo Morar
Co-Living: O novo morar. Fonte: MiPiso, Madrid.

O que é coliving e como funciona?

Enquanto o coworking centra-se na vertente laboral e proporciona um espaço de trabalho partilhado onde profissionais e empreendedores trabalham num ambiente colaborativo, o coliving surge como um novo fenómeno residencial que visa fomentar um sentido de comunidade. Esta iniciativa consiste no aluguer temporário de quartos totalmente mobilados, caracterizados por um design interior acolhedor. Além disso, os colivers podem usufruir de zonas comuns com espaços de trabalho ou estudo, salas de cinema, salas de jantar, cozinhas e amplos terraços para descansar ao ar livre. Cada área dispõe de todos os serviços necessários para que o hóspede se sinta em casa.

Co-Living: O Novo Morar. Fonte: Zoku Coliving, Amsterdam.
Co-Living: O Novo Morar. Fonte: Zoku Coliving, Amsterdam.

Vantagens do coliving

Desde a criação de comunidades fortes até ao incentivo ao desenvolvimento pessoal, aqui estão algumas das vantagens que este novo tipo de habitação apresenta:

Flexibilidade e fiabilidade: O boom dos nómadas digitais aumentou a procura por alojamento para estadias de curta/média duração. A possibilidade, portanto, de ajustar a estadia às necessidades do cliente é um ponto chave do contrato oferecido pela grande maioria dos colivings. Caso queiram se mudar, bastarão avisar com pouca antecedência.

Serviços incluídos: Lavandaria, limpeza, Wi-Fi, manutenção e segurança, são alguns dos serviços incluídos na tarifa mensal, que simplificam a vida dos clientes e a adaptam ao seu conforto. A maioria dos quartos já está mobiliada, portanto não há custos de mudança.

Novas amizades: A fusão de estilos de vida, estilos e gostos é outra das vantagens desta iniciativa. Sentir-se pertencente a uma comunidade num lugar desconhecido e conectar-se com outras pessoas é sempre positivo e enriquecedor.

Co-Living: O Novo Morar. Fonte: Foster+Partners, Santiago, Chile.
Co-Living: O Novo Morar. Fonte: Foster+Partners, Santiago, Chile.

Boa localização: A maioria dos apartamentos está localizada em ruas centrais, com boas vistas e uma ligação ideal aos transportes públicos.

Networking e talentos: Muitas empresas emergentes incorporaram o coliving como parte de sua oferta de serviços para atrair e reter talentos, além de criarem uma rede de contatos para aproveitar novas oportunidades de negócios e promover networking.

Co-Living: O Novo Morar. Fonte: homeofbim.com
Co-Living: O Novo Morar. Fonte: homeofbim.com

Lazer e negócios

Além dos espaços comuns, existem colivings que dispõem ainda de ginásios, piscinas e salas de aluguer para a realização de pequenos eventos. A sua decoração, moderna e funcional, aposta na otimização do espaço e na adaptação às necessidades das novas gerações. Em muitos quartos optamos também por incorporar móveis modulares e dobráveis, bem como murais decorativos que refletem a identidade e estilo de vida dos moradores.

Co-Living: O Novo Morar. Fonte: The Collective, Londres.
Co-Living: O Novo Morar. Fonte: The Collective, Londres.

Coliving não só proporciona benefícios sociais e pessoais, mas também apresenta oportunidades de negócios atraentes. Esta interação entre empreendedores e profissionais em diferentes fases da carreira permite a troca de conhecimentos e o surgimento de sinergias únicas. Em suma, é a ligação perfeita entre o lazer e os negócios, com uma aposta significativa na aprendizagem partilhada e, também, no desenvolvimento pessoal.

Que tipos de coliving existem?

Desde espaços partilhados em apartamentos até comunidades pensadas especificamente para esta forma de convivência, este novo modelo residencial apresenta diferentes formas de viver em comunidade:

Coliving tradicional: É o novo tipo de habitação que oferece soluções de alojamento para uma geração que procura conforto, comunidade e serviços. Os residentes fazem parte de uma comunidade na qual compartilham experiências, fazem networking e se desenvolvem profissionalmente. Neste contexto nasceu também o CoTown, uma nova proposta de coliving que apresenta apartamentos individuais ou partilhados para estudantes e jovens profissionais que procuram a flexibilidade de um aluguer que permite estadias de meses e com o mínimo de procedimentos possíveis. Como se costuma dizer, #FeelingLocal nada mais é do que a experiência de um Cotowner integrado na cidade. Atualmente, a empresa já administra um total de 18 edifícios entre Barcelona, ​​Valência e Madrid.

Retiros colivingOfrece un ambiente tranquilo y sereno para aquellos que buscan alejarse de la ciudad y disfrutar de la paz de las zonas rurales. Uno de los lugares ideales para respirar aire fresco es el coliving rural de Laguna del Villardón (Zamora). La casona del siglo XIX proporciona todas las comodidades necesarias para trabajar en un entorno inspirador, mientras que para el tiempo libre, se ofrecen actividades como clases de cocina, karaoke, golf y paseos por el campo.

Viajes coliving: Para los más aventureros, los viajes coliving son otra forma divertida de explorar distintas partes del mundo junto a personas con intereses similares, y buscando espacios de coworking para trabajar durante su jornada laboral.

Cidades líderes em coliving

Nos últimos anos, o coliving conheceu um boom notável tanto em Espanha como no mundo. Com origem no Vale do Silício, a iniciativa rapidamente se expandiu para países como Reino Unido, Alemanha, Japão e Austrália.

Co-Living: O Novo Morar. Fonte: Co-Living MADD, Madri.
Co-Living: O Novo Morar. Fonte: Co-Living MADD, Madri.

Em Madrid e Barcelona, ​​​​a grande procura de arrendamentos flexíveis e acessíveis levou a um crescimento significativo deste tipo de habitação e tornou estas duas cidades líderes em camas coliving. No sul de Espanha destacam-se Sevilha e Málaga, enquanto no norte San Sebastián tem vários projetos em curso. Esta nova tendência de arrendamento está a revolucionar o mercado e oferece grandes oportunidades tanto aos investidores imobiliários como a todos os jovens que procuram autenticidade e garantia.

Coliving no Brasil

Para um panorama da moradia compartilhada no Brasil, o Grupo Zap conduziu uma pesquisa nacional que relevou que 30% dos brasileiros adotariam o modelo de coliving. Apesar de parecer uma parcela modesta, esse dado reflete um despertar para uma tendência que ainda não alcançou pleno reconhecimento.

Os principais motivos mencionados por aqueles que considerariam essa alternativa estão relacionados à esfera financeira, já que a ideia de compartilhar o espaço é vista como uma oportunidade de economia. Em contrapartida, a privacidade emerge para aqueles que hesitariam em adotar esse estilo de moradia.

Empresas de coliving no Brasil:

Parkside Coliving | Florianópolis

Coliving no Brasil: Parkside Coliving, Florianópolis.
Coliving no Brasil: Parkside Coliving, Florianópolis.
Coliving no Brasil: Parkside Coliving, Florianópolis.
Coliving no Brasil: Parkside Coliving, Florianópolis.

Uliving Coliving | Rio de Janeiro

Coliving no Brasil: Uliving Coliving, Rio de Janeiro.
Coliving no Brasil: Uliving Coliving, Rio de Janeiro.
Coliving no Brasil: Uliving Coliving, Rio de Janeiro.
Coliving no Brasil: Uliving Coliving, Rio de Janeiro.

Kasa Coliving | São Paulo

Coliving no Brasil: KASA Coliving, São Paulo.
Coliving no Brasil: KASA Coliving, São Paulo.
Coliving no Brasil: KASA Coliving, São Paulo.
Coliving no Brasil: KASA Coliving, São Paulo.

No co-living, a verdadeira riqueza está nas conexões cultivadas e nas histórias compartilhadas. A vida como uma celebração coletiva.

Você moraria, ou melhor, viveria dessa maneira?